HPV e os Sintomas

HPV e os Sintomas

Geralmente a infecção pelo HPV não apresenta sintomas. O único sinal indicativo da infecção é a presença de verrugas, pápulas ou manchas, em algum lugar da pele e mucosa. Os homens podem apresentar verrugas genitais assintomáticas, daí o fato de muitos homens conviverem com as verrugas por anos sem procurar um tipo de tratamento. O que encontramos com freqüência é a associação da infecção pelo HPV em pacientes com fimose e balanopostite. Antes de fazer uma peniscopia essa infecção deve ser tratada.

Estudos atuais evidenciam que o homem permanece na maioria das vezes assintomático (80%) e as lesões são subclínicas, comportando-se apenas como um portador desse vírus. Desse modo, o homem é hoje considerado portador assintomático, sendo assim, apenas 20% apresentam algum tipo de lesão visível.

Já as mulheres podem apresentar além das verrugas, infecções associadas que se expressam como corrimentos vaginais, vulvovaginites e colpites (inflamação do colo uterino).

Caso a verruga se localize na uretra, podemos ter hematúria e disúria; na boca podemos ter sangramento oral e a percepção da lesão pela língua; nos olhos, podem apresentar incômodo ao piscar e dependendo da localização, alterações visuais.