HPV Tem Cura?

HPV Tem Cura?

HPV tem cura? Posso ficar com esse vírus para sempre?

Essa é uma pergunta muito freqüente e essa dúvida existe pois estudos recentes vem esclarecendo o comportamento deste vírus.

A implantação e multiplicação do HPV depende da imunidade de cada um.

O HPV invade o local o qual irá infectar no corpo humano através de pequenos traumatismos (lesões) e vai para as camadas mais internas da pele ou das mucosas onde penetra no DNA de nossa célula (da pele ou mucosa).

Ao penetrar nesta célula ele irá utilizar-se da mesma para futuramente se reproduzir. Esta fase de “hospedagem” na célula alvo é considerada fase latente da infecção, ou seja, temos o vírus mas não temos a doença. Após o contato com o HPV e sua entrada no organismo, haverá uma fase de incubação que pode variar de semanas a meses.

Na maioria das vezes, este vírus é detectado por nosso sistema imunológico e assim destruído. Porém, algumas vezes, por razões não totalmente esclarecidas, podendo uma delas ser alguma falha de vigilância do nosso sistema de defesa ou ainda pela capacidade infectiva do vírus, ele utiliza-se desta célula a qual ele se “hospedou” para se reproduzir e produzir novas células virais que irão ocasionar a doença, em sua forma clínica ou subclínica.

Sendo assim podemos considerar que o HPV TEM CURA quando a pessoa consegue ELIMINAR O  HPV das células, e mesmo na fase latente podemos considerar uma situação muito favorável pois demonstra uma vitória do sistema imunológico.

Nos casos em que o HPV fica latente podemos considerar que o HPV pode ficar  muitos anos desta forma, e nos caos em que as pessoas são imunodeprimidas (uso de corticoide, imunossupressores, transplantados, HIV positivos, etc) PODEM FICAR COM O HPV PARA SEMPRE no organismo

Portanto uma pessoa infectada pelo HPV pode eliminar totalmente e portanto ficar LIVRE DO HPV , ou seja a infecção pelo HPV PODE TER CURA.