HPV e Câncer Próstata / Vesícula Seminal

HPV e Câncer Próstata / Vesícula Seminal

Devido à associação de HPV com vários tipos de câncer (colo uterino, ânus, pênis, orofaringe, esôfago eetc.), alguns estudos tentaram correlacionar o câncer de próstata com o HPV.

Os trabalhos iniciais mostravam um alto índice de HPV em amostras de próstata com câncer, porém trabalhos subsequentes não confirmaram esta associação e provavelmente a maneira que foi colhida a amostra dos trabalhos iniciais poderia estar contaminada com o trajeto urinário.

Sendo assim até os dias de hoje não existe trabalhos convincentes que confirmem a associação de HPV e câncer de próstata.

Em algum momento da vida, todos os indivíduos terão contato com o vírus, mas nem todos desenvolvem câncer. No Brasil ocorrem cerca de 20 mil casos e 4 mil mortes anualmente. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o HPV está presente em mais de 90% dos casos de câncer. Destes, o mais frequente é o do colo uterino, correspondente a 10% dos casos da doença em mulheres no mundo e o segundo tumor mais comum no público feminino, depois do câncer de mama. Nos homens, o HPV é o principal motivo de câncer no pênis. O urologista com especialidade em HPV Julio José Máximo de Carvalho, que mantém um site e é autor de livros como Manual Prático do HPV e Falando sobre o HPV: Papilomavirus humano, explica os altos números.