HPV e Câncer de Pulmão

HPV e Câncer de Pulmão

Estudos evidenciam relação do câncer de pulmão com HPV, portanto é importante aprofundar as investigações, é a opinião do pesquisador DevasenaAnantharaman da IARC(InternationalAgency for ResearchonCancer).

RaneeMehra, autora do estudo realizado no Centro de Câncer Foz Chase, nos Estados Unidos examinou 36 amostras de tecido de pessoas diagnosticadas com câncer de pulmão e que nunca fumaram uma vez que o fumo é a maior causa de câncer de pulmão.

Menos de 6% apresentaram HPV 16 e 18 sendo que em dois amostras o DNA do HPV estava integrado ao DNA do tumor. Este estudo foi apresentado na reunião anual da Associação Americana para Pesquisa do Câncer.

O câncer de pulmão mata mais de 1milhão de pessoas todos os anos sendo que 10% são não fumantes.

Em algum momento da vida, todos os indivíduos terão contato com o vírus, mas nem todos desenvolvem câncer. No Brasil ocorrem cerca de 20 mil casos e 4 mil mortes anualmente. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o HPV está presente em mais de 90% dos casos de câncer. Destes, o mais frequente é o do colo uterino, correspondente a 10% dos casos da doença em mulheres no mundo e o segundo tumor mais comum no público feminino, depois do câncer de mama. Nos homens, o HPV é o principal motivo de câncer no pênis. O urologista com especialidade em HPV Julio José Máximo de Carvalho, que mantém um site e é autor de livros como Manual Prático do HPV e Falando sobre o HPV: Papilomavirus humano, explica os altos números.